watermark logo

O BOMBARDEIO mais CONTROVERSO da 2ª Guerra Mundial | DRESDEN 1945

4 Visualizações
Zulu Xuxu
Zulu Xuxu
11 Nov 2023

🔴 Considere apoiar o canal:
▶ PIX: historiouww2@gmail.com

Bombardeio de Dresden, durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma série de ataques aéreos aliados nos dias 13 a 15 de fevereiro de 1945, que quase destruíram por completo a cidade alemã de Dresden. Os bombardeios se tornaram um símbolo da campanha de "bombardeio de terror" contra a Alemanha, que foi uma das ações aliadas mais controversas da guerra.

Durante a guerra, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill havia pedido por mais ataques aéreos britânicos contra os centros populacionais da Alemanha, com o intuito de sobrecarregar as autoridades e os serviços alemães, especialmente o transporte, com hordas de refugiados. Conforme as forças aliadas se aproximavam do Terceiro Reich em 1945, tais alvos tornaram-se mais viáveis devido à superioridade aérea e às técnicas de navegação aprimoradas da força aérea anglo-americana.

Antes da Segunda Guerra Mundial, Dresden era conhecida como "Florença do Elba" e era considerada uma das cidades mais belas do mundo devido à sua arquitetura e tesouros artísticos. Por nunca ter sido atacada anteriormente durante a guerra, a cidade apresentava um valor aumentado para os ataques de bombardeio contra uma população inexperiente. Na noite de 13 de fevereiro, o Comando de Bombardeiros Britânicos atingiu Dresden com um ataque aéreo de 800 bombardeiros, lançando cerca de 2.700 toneladas de bombas, incluindo um grande número de incendiárias.

Auxiliado pelas condições climáticas, um incêndio catastrófico se desenvolveu, incinerando dezenas de milhares de pessoas. A Força Aérea dos Estados Unidos realizou outro ataque no dia seguinte, despejando 400 toneladas de bombas, seguido por mais um ataque de 210 bombardeiros em 15 de fevereiro. Estima-se que entre 25.000 e 35.000 civis morreram em Dresden durante os ataques aéreos, embora algumas estimativas cheguem a 250.000, considerando o influxo de refugiados não documentados que haviam fugido para Dresden do Front Oriental. A maioria das vítimas eram mulheres, crianças e idosos.

FONTES:
https://warfarehistorynetwork.....com/article/the-bomb
https://www.britannica.com/eve....nt/bombing-of-Dresde
https://www.nationalww2museum.....org/war/articles/apo
https://www.amazon.com.br/Fire....-Darkness-Bombing-Dr

00:00 Início
02:40 "Florença no Elba"
06:07 O Ataque
09:59 Pós Ataque
11:41 Ação Defensiva Alemã
12:30 Falsificação de Evidências
12:57 Memorando da RAF

Mostrar mais

0 Comentários Ordenar por

Nenhum comentário encontrado

A seguir