watermark logo

O Ataque Descomunal da URSS ao JAPÃO em 1945

3 Visualizações
Zulu Xuxu
Zulu Xuxu
10 Feb 2024

🔴 Considere apoiar o canal:
▶ PIX: historiouww2@gmail.com

A invasão da Manchúria foi um fator que contribuiu para a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial. Além disso, a ocupação soviética da Manchúria, juntamente com as porções do norte da Península Coreana, permitiu que essas regiões fossem transferidas pela União Soviética para o controle de comunistas locais. O controle dessas regiões por governos comunistas apoiados pelas autoridades soviéticas seria um fator no surgimento dos comunistas chineses e moldaria o conflito político da Guerra da Coreia.

Vários milhares de japoneses que foram enviados como colonizadores para a Manchúria e a Mongólia Interior foram deixados para trás na China. A maioria dos japoneses deixados para trás na China eram mulheres, e essas mulheres japonesas em sua maioria se casaram com homens chineses e ficaram conhecidas como "esposas de guerra abandonadas" (zanryu fujin). Por terem filhos gerados por homens chineses, as mulheres japonesas não puderam trazer suas famílias chinesas de volta ao Japão, então a maioria delas permaneceu. A lei japonesa permitia apenas que crianças geradas por pais japoneses se tornassem cidadãos japoneses.

No final de 1949, inúmeros membros do antigo Exército de Kwantung, que haviam sido capturados na invasão soviética da Manchúria, foram condenados por sua conexão com as atividades da Unidade 731 e unidades relacionadas, por seus vínculos com crimes contra a humanidade e o uso de armas químicas e biológicas.

FONTES:
https://apps.dtic.mil/sti/tr/pdf/ADA444143.pdf
https://www.jstor.org/stable/1987650
https://www.trumanlibrary.gov/....public/Manchuria_Doc

00:00 Início
00:28 Antecedentes e Preparação
06:23 Erros Japoneses
08:51 Campanha
13:40 Consequências
15:03 Crimes de Guerra

Mostrar mais

0 Comentários Ordenar por

Nenhum comentário encontrado

A seguir