watermark logo

HOMOSSEXUALISMO E O NAZISMO: Como os gays eram tratados na Alemanha no início do século XX

2 Visualizações
Zulu Xuxu
Zulu Xuxu
19 Nov 2023

Este vídeo é importante porque ajuda a contextualizar a violência e a perseguição que ocorreram contra os gays na Alemanha nazista. Entenda o que aconteceu, deixe o seu comentário, dúvidas e sugestões de outros temas.

HOMOSSEXUALISMO E O NAZISMO

A marca digital do nazismo foi a aniquilação de grupos considerados indesejáveis.

Os gays sofreram privações terríveis que deixaram marcas profundas. Discutiremos as leis e regulamentos que foram criados para perseguir e maltratar a comunidade gay durante o século XX na Alemanha.

Os padrões nazistas se revelam na atualidade no código de tortura e morte dos grupos terroristas contra o público gay.

Nesse vídeo exploramos o universo gay na Alemanha durante o século XX e as lutas por direitos que duraram décadas. Tudo por um parágrafo de lei, modificado pelos nazistas que criminalizavam a prática homossexual.

00:00 Introdução
01:17 1933 - A radical transição política
02:21 Pioneirismo trans: a primeira pessoa a fazer cirurgia de troca de sexo no mundo
04:15 1934 – Perseguição aos gays nazistas
05:26 1935 - O temível Parágrafo 175
07:32 De 1936 a 1939 – A perseguição acirrada aos gays
08:11 Diferentes categorias de gays durante o nazismo
09:29 1994 - Término da perseguição aos gays

Sobre a autora:

Maura Palumbo é pesquisadora, escritora e palestrante e há mais de 25 anos estuda sobre o tema da Segunda Guerra Mundial. Durante 6 anos, foi instrutora do Memorial do Holocausto em São Paulo.

O seu primeiro romance O perfume das tulipas, uma ficção ambientada dentro da história mundial, conquistou o 1º lugar no concurso Internacional de Literatura promovido pela União Brasileira de Escritores e recebeu o prêmio José de Alencar na categoria romance.
Adquirir no portal da Amazon: https://amzn.to/3RD1uSi

A biografia Auschwitz – Prisioneiro/sobrevivente 186650 foi lançado em setembro de 2017 e relata a história do então adolescente Francisco Balkanyi que a selecionou para escrever um romance baseado em sua própria história vivida no maior campo de concentração que existiu.
Adquirir no portal da Amazon: https://amzn.to/46668g9

O seu terceiro romance Entre os canteiros conta a história do pós-guerra dos exilados e sobreviventes do holocausto, o recomeço da vida, a perseguição dos nazistas e a reconstrução dos países que participaram do conflito. Nesse romance, Maura passeia por 40 anos de história, do pós-guerra até o dia 9 de novembro de 1989, data da queda do muro de Berlim.
Adquirir no portal da Amazon: https://amzn.to/45cYoHI

No seu quarto romance, a obra Raça Impura, Maura utiliza como protagonistas adeptos ao regime nazista. Sua principal personagem é uma mulher ambiciosa que conquistou fama e poder prestando serviços nada ortodoxos aos mais diversos membros e seguidores do nazismo e fazendo qualquer coisa para estar próximo ao poder e a Hitler.
Adquirir no portal da Amazon: https://amzn.to/3PUxmR1

No romance Monograma, acompanhamos a vida de cinco amigas proveniente da classe abastada da efervescente São Paulo da década de 50. Entre amizade, cumplicidade, confiança, traição, crime, amor e ódio a trama se desenvolve no período pós-guerra onde milhares de nazistas, fugindo das perseguições, se esconderam nos países da América Latina. Essa é a história de Edgar e Giordana.
Adquirir no portal da Amazon: https://amzn.to/3PUj17e

Em 2023 lançou o seu canal no youtube para compartilhar o seu vasto conhecimento sobre o assunto. O seu propósito é alertar sobre horrores do holocausto e a tragédia de uma guerra, para que não ocorra nunca mais.

Site: www.maurapalumbo.com.br

Mostrar mais

0 Comentários Ordenar por

Nenhum comentário encontrado

A seguir